PESQUISA

Dicas e Cuidados- Acidentes Domésticos

Acidentes Domésticos 
Quando se trata de crianças, a prevenção contra acidentes domésticos é fundamental, visto que acontecem na maioria das vezes debaixo de nossos olhos. A última vez que a Elisa se acidentou, foi praticamente assim, mal terminei de dizer para não correr e o tombo aconteceu. No inicio achei que tinha machucado a boca, mas infelizmente também havia quebrado o dente. Fiquei tão nervosa que até chorei, aliás, ela tinha quebrado o dente que já é permanente. Bom, levamos ao dentista e tudo se resolveu.
Os acidentes domésticos são freqüentes, não tem como controlar ou evitar, mas temos que prevenir. Por isso elaborei algumas dicas que servem como lembretes e atenção.
·

 Animais de estimação: Cães e gatos podem ser imprevisíveis, mesmo sendo dóceis com a família. Podem causar mordidas e arranhões nas crianças, principalmente em crianças pequenas que não sabem brincar com animalzinho, e dependendo do modo que brincam ou tratam, o animal pode atacar. Então a atenção e o cuidado são essenciais. É digno de nota que a culpa não é do animal e sim do responsável pela criança, pela falta de atenção. Lembre-se que os bichinhos têm seus instintos.
· Janelas e escadas: O acesso às janelas de apartamentos ou sobrados devem ser restrito as crianças. Evite sofás, mesas e cadeiras que facilitem o alcance das crianças a esses locais. A melhor maneira de prevenção é usar telas de proteção em todas as janelas de apartamento. Quanto às escadas é obrigatório ter corrimões, acidentes em escadas são constantes, além de serem muito perigosos. Não deixe a criança transitar enquanto você lava a escada.
· Bolsa da mamãe: A bolsa da mamãe está sempre cheia de armadilhas para os pequenos curiosos, armadilhas como moedas, anéis e bijuterias, tampa de lápis de maquiagem, coisas pequenas que podem ser facilmente engolidas, além de medicamentos, como anticoncepcional, por exemplo. Tome muito cuidado.
· Cozinha: A cozinha é o lugar mais perigoso da casa, é Record em acidentes. Geralmente as gavetas estão ao alcance dos pequenos, e lá se encontra na maioria das vezes facas, fósforos, velas. As panelas viradas com os cabos para fora do fogão, são alvos da curiosidade das crianças e os acidentes domésticos mais freqüentes na cozinha são queimaduras, por causa de falta de cuidado na hora de cozinhar, imagine óleo quente, água fervendo, o estrago que faz em uma criança. Na cozinha a atenção deve ser dobrada.
Veja em que mais, deve - se tomar cuidado na cozinha: microondas, botão do fogão que liga o gás, tomadas, produtos de limpeza, caso você guarde na cozinha, mantenha em lugar alto para a criança não ter acesso, na lavanderia da mesma maneira, em fim, são inúmeros os casos.

· Engasgamento: É muito comum em crianças pequenas, e a primeira reação que temos é o nervosismo. Manter a calma é essencial para ajudar a criança e se for necessario acione os bombeiros, pelo telefone mesmo podemos receber ajuda e instrução, até a chegada deles. Então o melhor a fazer é não se desesperar e não perder tempo. Essa dica serve tanto para bebês que mamam no peito, como para crianças que já comem sozinhas.
· Portas do carro: Devemos manter sempre as portas com as travas acionadas. Principalmente se o carro for de quatro portas. As crianças são imprevisíveis e nossa atenção não podem falhar. Ok?! Sempre use a cadeirinha.
· Asfixia e afogamento: Piscinas, banheiras e baldes com água, podem causar afogamentos, principalmente em bebês. Nunca deixe a criança sozinha na banheira e brincando próximo ao balde de água. Outro perigo doméstico são as sacolas plásticas. A criança pode colocar na cabeça e se asfixiar, não deixe perto dos bebês.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Amei o seu blog...achei muito meigo!! parabéns pelas ideias!!

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!